terça-feira, 11 de setembro de 2012

11/set/12


11 de setembro de 2012.... há 11 anos, também em uma terça feira, o mundo assistia a um dos mais aterrorizantes episódios da história recente. Até hoje eu vejo as cenas na TV e ainda não acredito que aquilo realmente aconteceu. De anos pra cá, aquele episódio criou um magnetismo em mim e passei a ler tudo sobre o tema. O livro que mais gostei foi "Plano de Ataque" de Ivan Santanna (que estudou o caso durante 5 anos). O curioso é que tinha tudo para dar errado, os membros da Alquaeda estavam brigados entre si, etc... mas a "Operação Aviões" (como eles chamavam) até que foi bem-sucedida. O livro conta detalhes como os terroristas treinaram exaustivamente (com camelos) como matariam com um simples estilete as comissárias e pilotos, e derrubariam os aviões... o livro também transcreve as cartas que os terroristas deixaram para as namoradas, etc, etc, etc. Enfim, eu me interesso pelo tema, um livro para entender até onde pode ir o ser humano . . . Recomendo a leitura, embora esgotado nas melhores livraria do ramo (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=1602612&sid=01831919314830736685695739)

No dia 11 de setembro de 2011, eu era estagiário do BankBoston e estava no 11o. andar do Edifício GSP na Rua Líbero Badaró, centrão de São Paulo (acho que muitos aqui do Facebook também estavam lá naquele mesmo local).

Por fim, deixo aqui um curto, porém intenso, texto publicado agora cedo por Seth Godin sobre o tema... Naquela época não tinha Facebook nem Twitter. Já pensou se tivéssemos essas ferramentas? será que mais algumas vidas seriam salvas?

Link para o texto de Seth Godin: http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/2012/09/memory-and-media.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário