segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

MUITO, MAS MUITO CUIDADO MESMO com os futurologistas de plantão para as famosas previsões do MUNDO DIGITAL para 2014


por @MarcosHiller
 
Eu que sou super contrário aos futurologistas e gurus de plantão. Está bombando no meu Facebook, nesses dias, milhões de textos e artigos de supostos pseudo-gurus da cena digital com milhões de previsões sobre 2014 . . . e as pessoas destilando regras, tendências, estimativas, etc, etc, etc acho que eles usam bola de cristal . . . e o pior: todo mundo lendo, acreditando, lendo, comentando, etc . . . fico muito preocupado com isso. Na verdade, eu abomino esse tipo de atitude pelos simples fato de que eu me preocupo em entender e refletir sobre o PRESENTE e já me dá tanta dificuldade entender a complexidade do que está acontecendo HOJE . . . e eu vou perder meu tempo fazendo previsões e futurologismos???? Nem pensar, rs! Dá muito trabalho mesmo tentar entender as lógicas do mundo digital hoje e pra analisar o que está acontecendo e cair em argumentos simplistas, pra mim, é a coisa mais fácil . . .  como sou do mundo acadêmico, o que faço é usar a LUPA de autores (tem muuuuuuuito gente BOA hoje em dia mundo afora debruçada em tentar entender essa inquieta cena digital) e eu seguro na mão desses caras . . . gente de tudo que é área do conhecimento, antropólogos, sociólogos, filósofos, etc, etc (principalmente área de ciências sociais . . . elas que me trazem mais lucidez hoje para olhar esse mundão).

O que eu analiso HOJE e o que mais me faz pensar é . . .
 

1.     Redes Sociais são um caminho sem volta, vieram para ficar . . . o que vejo acontecer com elas hoje?? talvez a intensificação de um processo de segmentação e beeeeem cauda longa . . . algumas redes bem focadas e especificas como PINTEREST, FANCY, LINKEDIN, etc, etc . . . devem se expandir bem!!!! Já redes muito MAINSTREAM, como Facebook, vejo uma leve preguica nas pessoas em usar e algumas pessoas saindo ou parando de usar.

2.       esse lado muuuuuuito capitalista do Facebook vejo que incomoda alguns usuários de fanpage . . . . vejo um mimimi generalizado, onde o algoritmo ceifa o alcance dos posts e “força” as pessoas a pagarem . . . mas no fundo até entendo e compreendo essa lógica . . . quer falar com mais pessoas????? Simples: pague!!!! Tao simples quanto isso!!! Por outro lado, o algoritmo do Mark Zuckerberg FORÇA as pessoas a pedalarem e criarem conteúdo realmente relevante para seus usuários, senão o usuário mesmo te pune (não te olhando, não tem curtindo, não parando seu post com o dedo, não dando double click com o dedo) e teu reach despenca!!!!! Acho que isso num médio e longo prazo, vai expurgar quem não sabe usar!!! Google Vai na mesma linha há tempos . . . ou vc faz anúncios relevantes ou eu te castigo te cobrando mais caro pelo clique. I LIKE THIS!!!!!!!!!!!!

3.       Instagram acho que merece um olhar mais focado nosso também . . . está indo pra mesma linha de monetização do Facebook . . . por razões óbvias. Vamos ficar de olho!!!

4.       vivemos hoje a era das subjetividades e dos amor regido por lógicas de custo-beneficio, gameficação, rankings, etc, etc, etc vis-à-vis aplicativos como Lulu, Tinder, etc . . . esse Tinder mesmo me deixou meio chocado . . . usei um pouco e não entendi exatamente o que era aquilo . . . se é um mal estar da sociedade contemporânea ou um “cardápio” online . . . sei la . . . rs

5.       Não é porque coordeno um MBA na área digital, mas vejo muuuuuuita gente fraca deitando e rolando nas redes, acho que falta muito CAPACITAÇÃO pra entrar nesse mundo digital de forma efetiva . . . e tem que estudar mesmo, pra valer . . . não colocar apenas o snorkell, mas sim o tubo de oxigênio e ir a fundo nos debates e no entendimento do mundo digital . . . mas isso dá trabalho, ne? Então já viu, rs!

6.       por mim, gosto sempre de frisar um termo que não utilizo e não concordo quem use . . . temos uma REVOLUÇÃO DIGITAL hoje!!!!!!!!!!!!! Esse termo revolução tá na boca de todo mundo hoje e eu não acredito nisso . . . revolução industrial ok! Revolução francesa SIM!!! Mas revolução digital tecnológicas???????????? Oi? Não creio nisso e não vejo nenhum revolução!!! Vejo sim TRANSFORMACOES e bem contundentes acontecendo nos mais diversos âmbitos da vida contemporânea.

Um comentário:

  1. Legal Marcos, temos que ficar atento aos pseudo-gurus. A maioria das "previsões" que li são apenas interpretações do presente, de futuro não há nada, ou as pessoas estão um tanto quanto atrasadinhas, rs.

    Gostei da parte que você cita a Cauda Longa, também considero uma tendência interessante pois é uma forma de atingir públicos de nichos.

    Abs.



    ResponderExcluir